ABRAFITE
Cx. Postal : 740
01059-970 São Paulo - SP
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA

PRESS ROOM - SALLE DE PRESSE

 

 

 

 

 

A organização filatélica

Autor: Geraldo de Andrade Ribeiro Jr.

O universo filatélico é composto de três componentes básicos:
clubes (e suas federações), as administrações postais (correios)
e o comércio filatélico.

Estes três segmentos são totalmente independentes, mas acabam por se interligar e são a base e a sustentação da Filatelia, pois os correios emitem os selos, os comerciantes os estocam para venda e, finalmente, os filatelistas os adquirem e colecionam.

Clubes / Federações

Sendo a mais organizada da entre os itens de colecionismo, a Filatelia possui uma Federação Internacional de Filatelia, (FIP), com sede na Suissa, a Federação Interamericana de Filatelia, (FIAF), a Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), uma federação estadual (em São Paulo) e os clubes, nas principais cidades do país.

Nas federações, os clubes filiados discutem assuntos de interesse geral e nos clubes os filatelistas encontram apoio para desenvolver suas atividades, bem como desenvolver suas coleções.
Na Europa e nos Estados Unidos, existem clubes com até 25.000 associados, o que permite recursos para manter uma intensa atividade nos clubes e, infelizmente, os brasileiros não possuem este espírito associativo, havendo poucos clubes e com pequeno quadro associativo.

Filatelia - Organograma

Administrações Postais (Correios)

As Administrações Postais (Correios), são as instituições oficiais responsáveis pela emissão de selos postais, em cada pais e são filiadas à UPU (União Postal Universal), órgão da ONU que regula os correios em todo o mundo.

Alguns países dispõem de órgãos filatélicos próprios, que visam promover a Filatelia, através de cursos, distribuição de impressos explicativos, etc.

Os correios brasileiros possuem uma área de Filatelia, com órgãos regionais nas capitais estaduais, prestando informações sobre as emissões brasileiras e sobre Filatelia em geral, além do Museu Postal e Telegráfico em Brasília (DF).

Comércio filatélico

É constituído de lojas especializadas no comércio de selos e material filatélico em geral (álbuns, classificadores, instrumentos filatélicos, etc. Nestas lojas pode se adquirir os selos mais raros, mais antigos, através de vendas avulsas. Periodicamente há leilões ou vendas sob oferta.

Em São Paulo há cerca de uma dezena de lojas filatélicas. Em algumas cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, etc. ) há feiras localizadas em praças públicas, geralmente nos fins de semana. O comércio eletrônico tem crescido bastante, havendo muitas lojas oferecendo produtos filatélicos pela Internet. Veja alguns deles em nosso site.


 

 

 

 

 

Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2003 ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática. Todos os direitos reservados
.

Clique aqui Clique aqui Clique aqui