EXPO 100º EDU CHAVES
Santos (SP) - 13 a 19 de março de 2012

Confira o vídeo: "Santos e o centenário do primeiro voo"
EXPOSIÇÃO CENTENÁRIO DE EDU CHAVES

Realizou-se em Santos (SP), de 13 a 19/03/2012, Exposição do
Centenário do Vôo de Edu Chaves, o primeiro vôo de um piloto brasileiro
no Brasil. Santos (SP), local do histórico feito comemorou condignamente
esta data com uma cerimônia no Instituto Histórico e Geográfico de Santos
e com o lançamento de um carimbo postal comemorativo, iniciativa da ABRAFITE.

A exposição foto-filatélica Pioneiros da Aviação, na qual mos pioneiros são homenageados, incluindo, naturalmente, Edu Chaves e uma miniatura do avião Bleriot com o qual realizou o vôo Santos - São Paulo, a partir da praia do Gonzaga..
Paralelamente, o Museu da Base Aérea apresentou diversas peças de seu acervo, referente ao homenageado.

Edu Chaves (1887-1975) foi o primeiro aviador civil brasileiro, brevetado na França, além de pioneiro do primeiro vôo São Paulo - Rio de Janeiro e um dos precursores do " fair-play ", pois ao competir com o afamado aviado francês Roland Garros, cedeu ao mesmo peça do seu próprio avião, permitindo o võo do colega. Teve outras ações pioneiras, como vôo noturno na França e o vôo Rio de Janeiro - Buenos Aires.

Para os filatelistas, esta data e este vôo revestem-se de especial importância, pois Edu Chaves transportou uma carta, a primeira transportada por avião em nosso país. Embora não fosse, ainda, um vôo comercial regular, foi uma carta pioneira, abrindo caminho e chamando a atenção dos usuários e dos correios para o potencial deste transporte, o qual veio a se efetivar anos depois, com a implementação do correio aéreo regular (Aeropostale, Varig, Nyrba, etc.). A ABRAFITE pesquisou durante anos sobre o paradeiro desta carta, a qual existiu até bem pouco tempo, sendo, infelizmente, descartada pelo seu possuidor, o qual desconhecia a sua importância. Restou o registro do remetente (Antunes dos Santos & Cia.), do destinatário (Gabriel Corbisier) e texto da mesma.

O evento contou com um bom público, com a presença de autoridades postais, do comandante da Base Aérea de Santos, do Presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, além do Presidente, do IHGSantos, diretores e associados, O Coronel Osires Silva, reitor da Unimonte, ex presidente da Embraer que proferiu palestra sobre aspectos históricos e o futuro da aviação comercial no país.

Na Filatelia, é o segundo carimbo em sua homenagem (o primeiro é de 1970, pelo seu vôo pioneiro São Paulo - Rio de Janeiro em 1911), além da agencia postal Edu Chaves, em São Paulo, na avenida que leva seu nome, no bairro Parque Edu Chaves, nas terras da sua antiga Fazenda Guapira, na qual construiu um campo de pouso e a primeira escola de aviação do país.

Breve - Edu Chaves
Edu Chaves - Garrot - 2 aviões Breriot na Praia do Gonzaga
Edu Chaves em Santos - Momentos antes do voo Santos - São Paulo
Edu Chaves - na cabine
Carimbação
Presidente da FEFIESP - Geraldo de Andrade Ribeiro Jr.