ABRAFITE
Cx. Postal : 740
01059-970 São Paulo - SP
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA

ABRAFITE IN THE MEDIA
ABRAFITE DANS LA MÉDIA

Extraído do Site Selos e Filatelia

 

 

 

 

 




Aula sobre filatelia temática

Quando, por insistência de amigos, comecei a pensar em montar uma coleção temática para expor, - a primeira que montei foi "O Milagre da vida nas regiões polares" - procurei encontrar orientação através de literatura sobre o assunto. Confesso que na época não encontrei praticamente nada, mais por deficiência minha já que existiam publicações e artigos sobre o assunto, inclusive as normas oficiais. Montei a coleção com "a cara e a coragem", mas após sua estréia passei a prestar atenção às críticas dos senhores jurados, procurando melhorar no que fosse possível.

A Edição Especial 154-A da FILACAP, publicação da Associação Cultural FILACAP, emitida em julho de 2007, é composta integralmente de uma artigo do jurado do quadro da FEBRAF, Geraldo de Andrade Ribeiro Jr. que constitui uma verdadeira aula sobre o assunto e cuja leitura é obrigatória e essencial para qualquer filatelista que deseje montar uma coleção temática respeitando as condições necessárias para que sua coleção, ao ser exposta, reúna as condições necessárias para obter uma boa pontuação, que possibilite uma carreira de sucesso nas diversas etapas que devem ser cumpridas: regional, nacional e, finalmente, internacional.

Evidente que nem todos os filatelistas, principalmente os iniciantes, têm condição de reunir material de qualidade e diversidade suficiente para montar uma coleção nos moldes preconizados no artigo. Considero ser válido, até por que faço isso em todas as coleções que montei até hoje, utilizar recursos e peças não recomendadas pelo articulista, especialmente os conhecidos e apreciados FDC, envelopes comemorativos do primeiro dia de circulação. É lógico que isso resulta numa pontuação menor, mas que, dependendo do espírito de cada um, não deixa de constituir uma satisfação pessoal. E o uso dessas peças não é tão prejudicial assim, quando você monta uma coleção para mostras não competitivas, em que um certo grau de flexibilidade é permitido, sem que isso comprometa a divulgação de nosso "hobby" junto à população em geral.

 

 

 

 

Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2003 ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática. Todos os direitos reservados
.