ABRAFITE
Cx. Postal : 740
01059-970 São Paulo - SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA

PRESS ROOM - SALLE DE PRESSE

 

 

 

 

 

FILATELIA - Definição

A Filatelia é a arte e a ciência de colecionar selos postais,
sendo reconhecida em todo o mundo como um importante
segmento cultural, a ponto de fazer parte do currículo escolar
de diversos países, considerando-se a sua importância histórica, cultural e didática.

Considerada uma " ciência auxiliar da História " , a Filatelia teve o seu valor reconhecido em nosso país pelo Ministério da Cultura, o qual vem concedendo aos clubes filatélicos o Certificado de Pessoa Jurídica de Natureza Cultural, bem como acha-se incluída na Lei nº 8.313 de 23 / 12 / 1991, no seu Art.25, Item V , a chamada " Lei Rouanet " . A nível estadual, a Filatelia integra a Comissão de Filatelia e Numismática da Secretaria Estadual da Cultura e a nível municipal, acha-se prevista na Lei nº 10.923 de 30 / 12 / 90, a chamada " Lei Mendonça " , de incentivo fiscal para a cultura., como também acha-se integrada ao Conselho Municipal de Cultura.

A Filatelia possui diversas áreas, ensejando variados tipos de coleções, podendo ser praticada por todos, indistintamente, no nível desejado, desde uma coleção simples, porém expressiva e de valor cultural e educativo, até uma especializada, com as mesmas qualidades, porém de valor financeiro elevado, a critério exclusivo de seu proprietário, não podendo ser considerada uma atividade elitista, ao contrário, trata-se do " hobby " mais praticado em todo o mundo.

Numa primeira análise, a Filatelia poderia ser considerada apenas como um entretenimento, um simples " hobby ", (passatempo), aliás o mais praticado em todo o mundo. Mas, uma análise mais profunda, logo demonstra tratar-se de uma atividade mais importante : é a arte e a ciência de colecionar selos postais. É, além disto, uma importante fonte de estudos e pesquisas, pois os selos refletem as imagens dos países de acordo com suas particularidades e características, neles estando retratados os aspectos culturais de cada país e até mesmo a história de uma nação pode ser contada por meio de seus selos postais.

SELO POSTAL - Definição

Selo postal é um papel representativo de um valor, emitido pelas administrações postais, destinados a franquear correspondências. Observe-se que somente as administrações postais podem emitir selos postais. Atentar para que todos os selos postais são filatélicos, não tendo sentido a expressão comumente utilizada " selos filatélicos ", como se existissem selos postais não filatélicos.

 

 

 

 

 

Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2003 ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática. Todos os direitos reservados
.