ABRAFITE
Cx. Postal : 740
01059-970 São Paulo - SP
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA

 

 




CORREIOS DIVULGAM PESQUISA

INTRODUÇÃO

Foram realizadas três pesquisas sobre filatelia envolvendo três públicos distintos. A primeira pesquisa ocorreu no mês de novembro de 2002 nas agências filatélicas. A segunda pesquisa ocorreu com os leitores da revista COFI no mês de janeiro de 2003. Logo em seguida foi lançada a pesquisa na internet.

RESUMO DOS RESULTADOS

· Dos que responderam a pesquisa 67,2% são homens e 32,7% são mulheres

· Dos que responderam a pesquisa 56% são colecionadores e 42,5 não são colecionadores

· Entre os respondentes colecionadores, 81,4% são homens

· O maior grupo dos respondentes ficou na faixa dos 16 aos 25 anos.

· 69,3% dos respondentes encontram-se na faixa dos 16 aos 45 anos.

· Estes resultados relacionados com a faixa etária da pesquisa são um indicativo de que o público jovem está interessado na Filatelia, tendo em vista alta participação nas pesquisas.

· Dos colecionadores que participaram da pesquisa, 24,1% tem entre 36 e 45 anos.

· Dos não colecionadores participantes da pesquisa, 45,2% tem entre 16 e 25 anos.

· A maioria dos participantes acredita que é preciso ter tempo para colecionar selos.

· Essa afirmativa é ratificada pelos colecionadores, pois 74,6% desse grupo confirmaram a necessidade de tempo para essa atividade.

· A maioria do público pesquisado na agência e do público da Revista COFI avaliou a filatelia como uma atividade cara. Por sua vez, a maioria do público da internet não considerou a atividade de colecionar selos como cara.

· O resultado da pesquisa mostra também que o público, no geral não sabe se colecionar selo é trabalhoso. A maioria dos colecionadores não considera a atividade de colecionar selos como trabalhosa.

· Apenas 23,9% dos respondentes pertencem à família que coleciona selos

· 74% dos respondentes acreditam que o tema influencia na compra do selo; 70,1% acreditam que a beleza influencia na compra; e 86,5% acreditam que a raridade influencia na compra do selo.

· 47 % dos respondentes acreditam que os Correios não divulgam bem a filatelia.

· 47,7% dos não colecionadores também têm a mesma opinião.

· 73,4% dos respondentes acreditam que as pessoas não sabem o que é filatelia.

· 90,7% dos respondentes acreditam que colecionar selos não é uma atividade ultrapassada. Tanto os colecionadores como os não colecionadores que participaram da pesquisa concordam com essa afirmativa.

PERFIL DOS RESPONDENTES

 

TÓPICOS ESPECIFICOS

29/08/03

 

 

 

 

Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2003 ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática. Todos os direitos reservados
.