d  
Bartholomeu de Gusmão
d
COMISSÃO 300 ANOS DO BALÃO
A
BARTHOLOMEU LOURENÇO DE GUSMÃO
Algumas informações sobre a vida desse ilustre brasileiro
A

Onde nasceu: Bartholomeu Lourenço, filho de D.ª Maria Álvares e Francisco Lourenço, nasceu em Santos, Estado de São Paulo, e foi batizado na igreja paroquial da vila, no dia 19 de dezembro de 1685. Fez estudos elementares em Santos e completou o curso de Humanidades no Seminário Jesuítico de Belém, em Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, considerado, o maior pólo gerador de cultura do país, nos séculos 17 e 18. Menino-prodígio, possuía memória fantástica e aprendia com facilidade matemática e filosofia. Destacava-se pela criatividade e inteligência.

O primeiro invento: Aos 13 anos de idade, confeccionou um original encanamento. Uniu telhas umas contra as outras, juntando-as com argamassa. Por meio de algumas estações, represou água do rio situado 101,20m abaixo do seminário. A seguir, graças a um sistema de bombas que inventou e denominou Carneiro Hidráulico, bombeou a água, fazendo-a jorrar dentro do seminário, para espanto e alegria de todos.

O balão a ar quente: Bartholomeu Lourenço esteve em Lisboa na adolescência e foi muito festejado pelos dotes intelectuais. Voltou à capital portuguesa em 1709 e, algum tempo após a chegada, mandou petição a D. João V, Rei de Portugal, dizendo ter descoberto um instrumento que podia andar "pelo ar, terra e mar, com brevidade". Em 8 de agosto de 1709, na Sala das Embaixadas do Palácio Real de Lisboa, diante do rei D. João V e da rainha D.ª Maria Ana da Áustria, do Núncio Apostólico e demais membros da Corte, um pequeno globo de papel impulsionado a calor, subiu suavemente a uns 4m de altura. Como estivesse quase chegando ao teto, foi destruído por criados que ficaram receosos de um incêndio.

A conquista do ar: Em 3 de outubro de 1709, o teste foi realizado ao ar livre. O balão saiu do pátio da Casa da Índia, pousou no Terreiro do Paço Real e provou que Bartholomeu Lourenço estava correto em suas afirmações: confeccionara um balão de ar quente e conseguira fazê-lo subir aos ares. Graças ao êxito da experiência, o inventor santista descobrira o Aeróstato a Ar Quente , promovendo publicamente, em Lisboa, a primeira ascensão aerostática do mundo. Por esse feito, passou a ser chamado Padre Voador, deu o primeiro passo na longa estrada que levou o homem à Lua e tornou-se o Pai da Aerostação. A partir de 1712, adotou o sobrenome Gusmão do seu protetor, e passou a ser chamado Bartholomeu Lourenço de Gusmão. Essa homenagem era comum na época.

Glória do Novo Mundo: Bacharel e Doutor em Direito Canônico pela Universidade de Coimbra, ocupou cargos destacado no serviço diplomático. Foi advogado da Coroa Lusitana e proclamado Acadêmico do Número, designação conferida aos 50 primeiros membros da Academia Real da História Portuguesa. Bom pregador no púlpito, com ênfase fazia expandir toda a força de sua alma sensível. Falava latim, francês, italiano e tinha grande conhecimento de grego e hebraico.

O falecimento:Bartholomeu Lourenço de Gusmão, o Primeiro Cientista das Américas, faleceu em 19 de novembro de 1724, em Toledo, Espanha. Seus restos mortais foram transladados para o Brasil em 1966 e estão na Cripta da Catedral de São Paulo. O sabre alado, símbolo da Aeronáutica Brasileira, está guarnecendo o túmulo do seu ilustre pioneiro.

Bartholomeu Lourenço de Gusmão - O primeiro
americano cujo nome, por ordem rigorosa cronológica,
incorpora-se à história da ciência e a uma das maiores
conquistas jamais alcançadas pela inteligência humana - voar!".

Afonso de Escragnolle Taunay


Texto elaborado por Lauret Godoy
Pesquisadora e escritora.