ABRAFITE
Cx. Postal : 740
01059-970 São Paulo - SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA

 

 

ARTIGOS PUBLICADOS

AS COLEÇÕES DE UM QUADRO

Autor:Geraldo de Andrade Ribeiro Jr.
Associação Brasileira de Filatelia Temática

Publicado originalmente no catálogo da Exposicao Nacional Um Quadro Piracicaba 08

A nova classe " Um Quadro" é uma realidade palpável e uma
importante e significativa porta de entrada na Filatelia para os
iniciantes e uma nova opção para os filatelistas veteranos.

O enorme sucesso da Piracicaba 2008, com 58 (cinqüenta e oito) participações bem evidencia isto.

A experiência das Expofinter, já de alguns anos, com coleções com menos de cinco painéis mostrou-se positiva. Uma coleçãs deste tipo facilita, inclusive, a sua exibição em locais onde não haveria como apresentar uma coleção convencional, divulgando a Filatelia.

Para os novatos, uma oportunidade sem igual e eles não podem mais alegar as dificuldades de sempre (materiais, falta de tempo, etc.) para se montar com o mínimo de cinco painéis, pois agora é apenas um painel (16 folhas).

Os expositores experientes, por sua vez, vêem uma chance de apresentar trabalhos específicos que não teriam oportunidade de apresentar numa coleção convencional de cinco ou até mais painéis.
Esta nova modalidade expositiva abrange todas as classes filatélicas, exceção da Juvenil, já delimitada na quantidade de painéis em função da idade e, naturalmente, da Literatura Filatélica. Quanto ao material filatélico, todos os materiais admitidos nas demais classes são aceitos.

Para a escolha da coleção para "Um Quadro", deve haver pesquisa prévia, ponderação e consulta aos mais experientes, para se evitar coleções que logo demonstrem ser bem mais amplas. Da mesma maneira, não se entende a "condensação " de uma coleção de maior porte, bem como a exibição de parte de uma coleção já existente ou coleções sabidamente de grande extensão. As coleções de selos regulares, selos do período da República ou comemorativos do Brasil, são impossíveis de serem tratados em apenas um painel, de forma que deve ser escolhido apenas um selo, um tipo filigrana, um tipo de papel, enfim, uma especificidade para se caracterizar a coleção como "Um Quadro".

Neste ponto, deve-se ter uma grande e salutar tolerância, pois certamente surgirão coleções sobre assuntos que não são adequados para um quadro e esta questão deve ser amplamente discutida e bem esclarecida pelos jurados, pois já se constatou ser este aspecto uma dificuldade dos iniciantes.

Estes cuidados se justificam face ao necessário incentivo à formação de novas coleções, bem como se evitar desestimular os iniciantes. O aprendizado desta nova classe demandará um certo tempo, mas devemos ter em mente que é uma classe especial, diferenciada, com características próprias e não um "pedaço" da classe maior, de cinco painéis, não é uma sub-classe, isto é, tem vida própria.

Todo esforço será válído e necessário para que ela seja prestigiada e não seja descaracterizada. Cuidemos para não "sufocar" esta novidade que já se evidencia como um fator estimulante para a Filatelia e para isto, não basta copiar o regulamento FIP e segui-lo, mas sim adaptá-lo à realidade nacional, explorando o potencial desta classe, de modo que se estimule as coleções de "Um Quadro", evitando-se punir os expositores. A própria classificação destas coleções em regionais e nacionais fará com que se estabeleçam níveis e, aos poucos haverá uma conscientização dos expositores, mas todos, e principalmente os jurados, devem ter sempre em mente um espírito motivador aos novos expositores.

Temas e assuntos limitados e/ou restritos para esta nova classe não faltam e somente a Filatelia Brasileira tem não apenas dezenas ou centenas, mas milhares deles à espera de um colecionador. Como exemplos, temos a história postal de uma cidade do interior (descartando-se as de grande porte), um determinado tipo de carimbo, o estudo de um selo, de um serviço postal (expresso, Fonopostal, etc.), uma determinada rota aérea, etc.

A Filatelia Temática é uma área que necessita uma análise mais cuidadosa, pois o tema escolhido deve ser apropriado para tratamento num painel apenas, mas deve-se levar em conta que a possibilidade de expansão do tema, podenso ser o painel apresentado parte de uma coleção maior, a ser desenvolvida. Por conseguinte, sugere-se apenas coleções restritas ou muito específicas, temas curtos (temos este ano o centenário de Machado de Assis, por exemplo), fauna de um estado, um curto período histórico, etc., os quais seriam adequados para uma coleção de "Um Quadro".

Não deve ser esquecida a necessidade da folha de apresentação, a qual, pelas limitações de espaço, deve englobar o plano e, portanto, ambos limitados a uma folha e que os conceitos de avaliação e julgamento são bem definidos, havendo folhas de avaliação próprias e bastante similares às demais folhas de avaliação.

A escolha do material é uma tarefa espinhosa, em alguns casos até mais difícil do que na coleção convencional de cinco painéis, pois a limitação de espaço obriga a deixar de lado peças boas, circuladas e/ou colocar "janelas" nas mesmas e em algumas situações os selos acabam por ser priorizados. Por outro lado, montar um "quadro " é uma excelente escola, não apenas pela motivação da montagem da primeira coleção, mas pelas dificuldades da apresentação e pelo desenvolvimento das habilidades filatélicas, particularmente no campo da Filatelia Temática.

O importante é participar, expor, perder o medo de exibir seu trabalho, participar, competir e esta nova modalidade é mais rápida, mais motivadora, tem menor custo e permite que o iniciante comece competindo rapidamente e igualdade de condições com filatelistas veteranos.

A massificação da Filatelia é, e sempre foi, uma imperiosa necessidade, infelizmente não adotada pelos que possuem os recursos para isto. Da quantidade surgirá a qualidade. A FEFIESP e a FEBRAF, apesar de todas as limitações e dificuldades que encontram continuam, destemidas, em seu trabalho em prol da Filatelia e o lema que sempre as nortearam : "Filatelia para todos" e não para uma minoria, deve ser a palavra de ordem.


 

 

 

 

Site desenvolvido por Computação Gráfica e Design
© 2003 ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática. Todos os direitos reservados
.