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A HOMENAGEM ALEMÃ A AUGUSTO SEVERO
Autor: Geraldo de Andrade Ribeiro Jr.
Há anos, folheando
uma antiga revista filatélica da Paraiba,
deparei-me com um postal máximo no qual havia a imagem
do dirigível Zeppelin sobre uma praça de Natal e, no rodapé,
uma intrigante inscrição sobre uma homenagem ao potiguar
Augusto Severo, um
dos pioneiros da nossa aviação e a sua primeira vítima.
Anos após, ao montar a coleção foto-filatélica Aviação
no Brasil, Vôos Pioneiros, lembrei-me da peça e após longas
pesquisas, finalmente consegui uma cópia da mesma, graças à
gentileza do grande colecionador de postais Mons.Jamil N.Abud, mas a história
permanecia parcialmente contada.
Quanto a Augusto Severo, as suas atividades e o seu valor são bem conhecidos
(vide box), mas quanto à homenagem nada se encontrava.
AUGUSTO SEVERO Professor, comerciário, jornalista, orador brilhante, político e inventor. Em 1892 idealizou e construiu em Paris um balão de estrutura semi rígida. 14/02/1894 - Este balão, de concepção totalmente nova, o Bartholomeu de Gusmão realizou sua 1 ª experiência no Realengo, Rio de Janeiro. 1902 - Construído o balão PAX , com 30 m de comprimento e 12 m de maior diâmetro, com 2.000 m³ de gás e dois motores Buchet. Uma inédita concepção, balão e barquinha formavam um só corpo. 12/05/1902 - Morte de Augusto Severo e seu mecânico. O Aeroporto Internacional de Natal (RN), recebeu o nome de Augusto Severo - a primeira vítima brasileira da conquista do ar. |
Finalmente, ao ler a História da Aviação no Rio Grande
do Norte, de Paulo Pinheiro de Viveiros, surge, em detalhes, a curiosa e interessante
explicação.
Quando da primeira viagem do Graf Zeppelin ao Brasil, em 1930, após pousar
em Recife, Rio de Janeiro, novamente Recife, seguia para os Estados Unidos e
sobrevoaria a cidade de Natal. A Empresa Luftschiffban Zeppelin G.M.B.H, construtora
do Zeppelin, considerando a importância histórica de Augusto Severo
para o desenvolvimento dos balões dirigíveis, resolveu, por sua
própria e inédita iniciativa homenageá-lo, além
de que este ato teve significativa e simpática recepção
junto ao governo brasileiro e, particularmente junto ao governo potiguar, numa
região política e estratégicamente importante.
A importância do trabalho de Augusto Severo foi descrita por um Almanaque
Garnier da época : "O mérito do sistema consistia, particularmente,
em haver o inventor conseguindo que balão e barquinha formassem um só
corpo." Embora precocemente falecido em Paris, em acidente com um novo
balão, teve uma fundamental importância e participação
no processo evolutivo da dirigibilidade aérea e a companhia alemã
não ignorou o fato, apesar de nem sempre ter tido o merecido reconhecimento
em seu próprio país.
A primeira homenagem ocorreu a 28 de maio de 1930, quando, de acordo com o autor
acima citado, "... o balão descreveu um grande círculo
e permaneceu doze minutos em evoluções; baixou sobre a estátua
de Augusto Severo e deixou cair um ramalhete de flores naturais, com a seguinte
inscrição : "Homenagem da Alemanha ao Brasil, na pessoa de
seu filho Augusto Severo." O troféu caiu próximo à
estátua, sendo levado à mesma."
Quando novamente sobrevoou Natal, em 20 de outubro de 1933, o Zeppelin realizou
nova homenagem e ainda de acordo com Paulo Pinheiro de Viveiros : "
dessa feita, voava ã noite, numa altura aproximada de 200 metros; eram
23 horas e 30 minutos quando alcançou a cidade, deixando cair de bordo,
pendente de um pára-quedas luminoso, uma coroa sobre o monumento de Augusto
Severo. O vento desviou o troféu que caiu no pátio interno da
Great Western. Toda a população natalense estava desperta e acompanhou,
nas ruas, as evoluções do Graf Zeppelin. A coroa tinha um laço
de seda com as cores da Alemanha e do Brasil e a seguinte inscrição
: "A Augusto Severo, o grande brasileiro que idealizou a aviação
como fator de progresso - arma de aproximação entre os povos -
homenagem do Graf Zeppelin ".
Como se pôde constatar, uma simples peça filatélica encerra,
em si própria, uma longa e curiosa história, com desdobramentos
diversos, se profundamente pesquisada. A peça em questão, de um
simples máximo postal, passa a ter a sua importância e possibilidade
de inserção em coleções de História Postal,
Brasiliana, História da Aviação, História do Rio
Grande do Norte, etc.
Agradecimentos : Monsenhor Jamil Nassif Abud , Laurette Godoy
e Maria Cecília França Monteiro da Silva pela cessão de
peças de sua coleção.
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